
O hábito é considerado uma ação que se repete com frequência e regularidade e, dessa forma, influência o modo como nos comportamos, muitas vezes de modo automático.
Todos nós temos hábitos bons e ruins e muitas vezes, por ser um comportamento tão automático, não percebemos. Exemplo disto é quando estamos escovando os dentes ou dirigindo um carro. Mas porque algumas pessoas tem mais hábitos saudáveis do que outras?
Os hábitos saudáveis e os hábitos ruins surgem porque nosso cérebro está constantemente procurando maneiras de trabalhar menos. Quanto menos ele precisar pensar para executar uma tarefa, mas energia ele pode colocar em outras coisas. Ter hábitos permite que nossa mente não fique tão ocupada e assim, poupe energia.
Quando tal hábito surge, nosso cérebro para de participar totalmente da tomada de decisão, isso porque ele já criou uma história de “começo, meio e fim” para executar, então normalmente não tem nenhum desvio novo no meio desse caminho.
Contudo, eis o maior problema: nosso cérebro não sabe diferenciar os hábitos bons e ruins.
Em qualquer momento da vida somos capazes de criar novos hábitos, basta repetirmos com frequência e regularidade. Porém, alguns hábitos estão presentes na nossa vida desde a infância e é nesse momento onde nosso cérebro começa a entender qual será a tendência ao longo da vida. Por exemplo, os hábitos de uma alimentação saudável deve ser consolidado ainda na primeira infância para garantir que as escolhes saudáveis sejam mais assertivas no futuro.
O primeiro passo para a mudança de um hábito é reconhecer qual o anseio que te leva a executar tal ação. Quanto mais observarmos nosso comportamento e o que nos leva a faze-lo, mais ferramentas teremos para transformar o hábito em outro.
E você, quais hábitos gostaria de modificar?
Comentarii